segunda-feira, maio 29, 2006

Livros

Li uma reportagem no final da semana sobre a destruição ao longo do tempo dos registros escritosdde vários povos até os dias de hoje. É incrivel a capacidade do ser humano de destruir a si proprio e sua historia. Baseados em crenças de poder ou de fé se destroi aquilo que somos como raça, pois se todos fazemos parte de uma só manifestaçao humana, aquilo que acontece no oriente tem a ver com a gente - reflete no todo que somos como humanidade.

Vejam... dizia na reportagem : no Oriente Medio cerca de 5 mil anos, na Mesopotania poemas e hinos começaram a ser registrados em argila. Tudo foi perdido em guerras. Em 356 a.c. na Grecia estima-se que 75% de toda filosofia, literatrura e ciencia antiga grega se perderam. Das 120 peças de Sófrocles só conhecemos sete integralmente. Otavio Augusto que construiu os fundamentos politicos do imperio romano destruiu milhares de livros dos quais não gostava. Papiros nessa época foram usados como tochas, das 28 bibliotecas que existiam em 410 d.c não sobrou nenhuma. A Biblioteca de Alexandria foi a mais importante de todas no mundo antigo. No seculo IV os cristãos para combater o paganismo destruiram um acervo que talvez superasse 500 mil rolos. Em 1204 a Quarta Cruzada chegou a Constantinopla e milhares de manuscritos foram destroçados. Em 1453, foram os turcos que saquearam a cidade e lançaram ao mar 120 mil textos considerados impróprios para Maomé.

Os astecas e maias tinham milhares de livros feitos com papel de figo, em 1530 o bispo do México, fez uma fogueira em Tetzococo com todos os textos que pode encontrar. E o nazismo queimou em 10 de maio de 1933, todos os livros que pudessem eliminar traços judaicos da cultura alemã. Não muito longe em 1989 o Aiatola Khomeini exigiu que todos os exemplares do livro 'Versos Satanicos' de Salman Rushdie fossem queimados, e uma comunidade religiosa do Novo Mexico nos EUA queimaram centenas de exemplares da série Harry Potter.

No dia 10 de abril de 2003 um dia após a tomada de bagdá pelos americanos, uma multidão saqueou o prédio da biblioteca. Tres dias depois um grupo chegou em encharcou estantes com combustivel e acendeu o fogo. Desapareceram dez milhões de documentoes inclusive decretos e registros do período romano.

Tudo isso me fez refletir sobre a verdade que muitas vezes queremos impor aos outros...sobre aquela "opiniao" verdadeira e certa sobre determinado assunto. Com isso podemos estar destruindo do que contruindo... Sinto uma dor no coraçao só de pensar em toda essa memória perdida no ar...e na crueldade de simplesmente destruiur.

Vamos pensar em quantos livros estamos queimando em defesa das nossas opiniões e certezas.
Angaqok.

Às 2:39 PM


Comente aqui:(0)


" Para possuir o que não possui, voce deve seguir pelo caminho do despojamento. Para chegar onde voce não está , deve passar pelo caminho em que voce não está." T. S. Elliot